Formação de Formadores para obtenção de especialização em Igualdade de Género – 72 horas

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Sobre o curso

Objetivos:

– Promover a atualização, o aperfeiçoamento e a aquisição de novas competências pedagógicas no domínio da igualdade género para adequação e enriquecimento da prática profissional;

– Aumentar a capacidade de abordar e aplicar transversalmente a dimensão da igualdade de género na formação/ educação;

– Compreender os principais conceitos associados à igualdade de género;

– Justificar a identidade de género como construção social;

– Identificar os estereótipos associados aos papéis de género que promovem a desigualdade;

– Reconhecer a importância de coeducar para uma cidadania democrática;

– Entender a evolução da sociedade portuguesa em matéria de igualdade de Género;

– Entender a legislação nacional e internacional relativa à igualdade de género;

– Conhecer e compreender os mecanismos para a promoção da igualdade de género;

– Compreender a importância social das organizações na concretização da igualdade de género;

– Reconhecer a temática da igualdade de género como transversal a todas as áreas de intervenção social e dimensões da vida;

– Conhecer, desenvolver e aplicar metodologias e instrumentos de intervenção para a igualdade.

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Conteúdo do curso

I – ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL – 6 horas
1. Igualdade, diversidade e cidadania 2. Sexo e género 3. Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos 4. Linguagem como paradigma das (des) igualdades 5. Coeducar para uma cidadania democrática

  • Recursos sobre Sexo, Género e Orientação Sexual
  • Avaliação do Módulo I
  • Apresentação PPT do Módulo 1

II – IGUALDADE DE GÉNERO – 12 horas
1. As rotas do (s) feminismo (s) em Portugal – percurso histórico 2. Orientações estruturantes para a igualdade entre homens e mulheres: internacional e nacional – Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação; Plano Nacional Contra a Violência Doméstica; Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos 3. Mecanismos nacionais e internacionais para a promoção da igualdade de género 4. Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género

III – ROTEIROS TEMÁTICOS DE GÉNERO: ABORDAGEM SOCIAL E JURÍDICA – 36 horas
1. Dimensão pessoal e familiar 2. Dimensão profissional 3. Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal 4. Democracia paritária – poder político e tomada de decisão 5. Violência de género 6. Saúde, Direitos sexuais e reprodutivos 7. Mainstreaming de género e Ações Positivas

IV – METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO EM IGUALDADE E SUGESTÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO – 18 horas
Utilização de métodos e técnicas andragógicas promotoras da aprendizagem e facilitadoras da apropriação de conhecimento nas temáticas da igualdade de género. Tal deverá ser concretizado através da dinamização de diversas atividades grupais nas diferentes áreas da igualdade de género.

Classificações e avaliações de alunos

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