Teletrabalho | Elvas | ONLINE (09/04/2021 a 19/04/2021)

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Sobre o curso

Os objetivos deste curso são:

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

A presente ação de formação insere-se no projeto de Formação Modular para Empregados e Desempregados, promovido pela Competir – Formação e Serviços, S.A. e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

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O que vai aprender?

  • Teletrabalho
  • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
  • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
  • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
  • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
  • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
  • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
  • Gestão da confiança
  • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
  • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
  • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
  • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
  • Gestão da distância
  • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
  • Reorganização dos locais e horários de trabalho
  • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
  • Motivação e feedback
  • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
  • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
  • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
  • Controlo e proteção de dados pessoais
  • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
  • Assistência técnica remota
  • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
  • Formação e desenvolvimento de novas competências
  • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
  • Organização do trabalho
  • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
  • Espaço de e para o teletrabalho
  • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
  • Pausas programadas
  • Riscos profissionais e psicossociais
  • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
  • Avaliação e controlo de riscos
  • Acidentes de trabalho
  • Gestão do isolamento

Conteúdo do curso

Formandos/as – Formulários a preencher no início da formação/Documentação de consulta
Formulários a preencher pelos/as formandos/as no início da formação/Documentação de consulta

  • Ficha de Inscrição (preenchimento obrigatório para todos os formandos)
  • Entrevista de Seleção (a preencher apenas por novos formandos)
  • Relatório de Expectativas (preenchimento obrigatório para todos os formandos)
  • Declaração de Proteção de Dados (preenchimento obrigatório para todos os formandos)
  • Cronograma da Ação (documento de consulta)

Sessões de Formação: Formador António Victória

Classificações e avaliações de alunos

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